terça-feira, 1 de setembro de 2009

A palavra autista não quer dizer nada

Programa Grande Reportagem SIC, 30 de Agosto de 2009

Clique no título

4 comentários:

Mãe disse...

Como sempre o dr.Pedro conseguiu ser directo e objectivo e ao mesmo tempo dar alguma esperança aos pais.Rosa Canivete

Unknown disse...

Boa Noite Dr. Pedro Caldeira,

Adorei a reportagem! Pela abordagem diferente, pelo contéudo, pelo esclarecimento, e principalmente pela esperança...

Tenho uma filha de 4 anos, com problemas de desenvolvimento, principalmente na esfera da linguagem. Desde os 2 anos e meio que é seguida. Tem terapia da fala, Integração Sensorial, e apoio de ensino especial. Foi diagnosticada numa primeira fase com PEA, depois cada um dava um diagostico diferente pois existiu grande evolução, e sabemos que nestas idades é dificil diagnosticar. Dadas tantas incertezas concentramo-nos apenas em estimular a nossa Joana o melhor que sabemos, com toda a colaboração de todos os terapeutas e educadores.

No entanto, a terapeuta Ocup. de Integração Sensorial falou-me mto bem de si...Vou tentar pesquisar a forma de chegar à UPI, para tentar obter uma opinião sua e mais uma ajuda para a nossa Joanita, pois por vezes ficamos perdidos...sem certezas que o caminho escolhido é o certo.

Por tudo isto, senti que a reportagem foi excelente, pois é optimista, demostra que cada criança é uma criança com personalidade própria,que são todas especiais, e que os estimulos ajudam nas pequenas grandes conquistas.

Um até já e um agradecimento especial por todo o seu contributo nesta problematica das crianças especiais ou diferentes, e pelas diversas leituras de textos seus que me ajudaram bastante.

Desculpe ter-me alargado na mensagem, cumprimentos

Mãe da Joana Boaventura
(Sandra Joaquim)

AJMR disse...

Exmo. Sr. Doutor Pedro Caldeira,

Somos um grupo de quatro alunas, frequentamos o 12ºano na Escola Secundária de Domingos Sequeira, em Leiria, e no âmbito de Área de Projecto estamos a desenvolver um projecto intitulado “Autismo - Como viver com o autismo?”.

Sabemos que tem vindo a colaborar com a APPDA de Lisboa e tem dedicado muito do seu tempo ao estudo e ao acompanhamento de crianças com Autismo.

Temos imenso prazer em convidá-lo para promover a realização de uma palestra, na nossa escola, durante o mês de Março deste ano, no sentido de aprofundar os conhecimentos da comunidade escolar neste campo.

Gostaríamos imenso que respondesse afirmativamente a este nosso convite, visto que seria muito importante para o nosso projecto.

Agradecemos uma resposta com a maior brevidade possível.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Ana Rodrigues
Joana Leal
Maria Matias
Rita Silva

(Lamentamos o convite ser enviado via blog, mas não conseguimos outro contacto)

Contacto: ajmr.autismo@hotmail.com

Sandra disse...

Parabéns pelo seu trabalho! bem Haja!